quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Qual a diferença entre spyware, adware e malware?


Spyware consiste num programa automático de computador, que recolhe informações sobre o usuário, sobre os seus costumes na Internet e transmite essa informação a uma entidade externa na Internet, sem o seu conhecimento nem o seu consentimento. É um sofware-espião. Diferem dos cavalos de Tróia (trojan) por não terem como objetivo que o sistema do usuário seja dominado, seja manipulado, por uma entidade externa, por um cracker.

Adware é um programa indesejável mas nem sempre malicioso. Costuma-se incluir os adwares no estudo dos spywares, pois assemelham-se na sua forma de infecção e na sua forma de desinstalação. Seriam como se fossem um sub-grupo dos spywares. Os adwares são conhecidos por trazerem para a tela do usuário algum tipo de propaganda embutida, geralmente banners ou pop-ups, para gerar alguma renda aos autores.

O termo malware é proveniente do inglês malicious software; é um software destinado a se infiltrar em um sistema de computador alheio de forma ilícita, com o intuito de causar algum dano ou roubo de informações (confidenciais ou não). Vírus de computador, cavalos de tróia e spywares são considerados malware. Também pode ser considerada malware uma aplicação legal que por uma falha de programação (intencional ou não) execute funções que se enquadrem na definição citada.

Podemos resumir assim:
Spyware - recolhe e transmite informações do usuário sem o consentimento dele
Adware - programa que mostra propagandas Malware - se infiltra e causa algum dano ou roubo de informações


Nenhum comentário:

Postar um comentário